As pesquisas realizadas nos últimos anos, tomando por objeto a literatura juvenil, atestam sua pertinência no meio acadêmico e educacional. Paralelo ao vasto número de publicações do mercado editorial e aos prêmios concedidos a escritores e ilustradores de destaque, a maturidade como subsistema literário torna-se aspecto inegável de sua circulação. Desse modo, refletir sobre a literatura juvenil é o objetivo deste eixo, que abarca estudos acerca de: sua relevância para o campo de estudos literários no contexto brasileiro contemporâneo; sua presença e suas tendências no sistema literário brasileiro; sua composição estética e sua materialidade; seus diversos suportes e suas inter-relações com o texto literário; e também a escolarização da literatura e a leitura literária no quadro proposto pela BNCC. As propostas de análises críticas sobre os mais diversos textos literários identificados como pertencentes a este corpus também constituem material a ser apresentado e discutido entre os participantes. Finalmente, cabem também estudos comparativos, críticos e históricos, de modo geral, que contribuam para as discussões.
O Simpósio congrega pesquisas, trabalhos de extensão e ensino que focalizam aspectos teóricos/metodológicos relacionados a práticas pedagógicas e ao ensino de literaturas em Língua Portuguesa (LsELP), à mediação de leitura e à formação de leitores em um contexto que contemple a leitura como ato formativo para o leitor em formação. Entendemos, como premissa para os estudos do Simpósio, a leitura literária como de fundamental importância na formação do leitor em diferentes espaços formativos. Pensamos, ainda, nos trabalhos do Simpósio incluir reflexões sobre a formação do docente de Letras, Pedagogia e áreas afins como provocação a uma formação continuada ligada à leitura literária em um sentido amplo que congrega, portanto, a diversidade de enfoques da leitura não só do texto como do mundo. A proposta tem como principal foco, por meio dos diferentes trabalhos apresentados no Simpósio, refletir sobre as práticas pedagógicas e a situação do ensino de literaturas em Língua Portuguesa na Educação Básica e até mesmo na Educação Superior e, na medida do possível, traçar um perfil do professor de literatura em âmbito da formação acadêmica e políticas públicas ligadas ao ensino e difusão da leitura literária que pensem a formação de leitores e a mediação de leitura em um sentido amplo, no qual residem as concepções de letramento literário e educação literária.