Formada em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto, obteve o título de Mestre em Teoria
da
Literatura pela PUCRS e o doutorado pela UNESP. Como professora do Departamento de Educação da unidade
da
UNESP de Presidente Prudente, atua na graduação em Pedagogia e no PPGE, participando dos grupos de
pesquisa
“Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação
do
texto literário”. É coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil
(CELLIJ).
Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da
literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a
Educação
Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam
as
publicações de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Coordenou e escreveu dois livros
selecionados pelo PNBE – professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha
políticas
públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto do Programa PROCAD (Programa
Nacional de Cooperação Acadêmica).