Ian A. G. Wilkinson é professor na Escola de Ensino e Aprendizagem da Ohio State University, onde ministra cursos de leitura e letramento argumentativo. Dr. Wilkinson foi membro do corpo docente da Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Seus interesses de pesquisa são cognição, ensino e metodologia de pesquisa relacionados ao estudo da leitura. Atualmente, ele conduz pesquisas sobre contextos escolares e alfabetização, com especial atenção ao trabalho em grupo em sala de aula e às práticas de discussão destinadas a promover a compreensão do texto por parte dos alunos.
Bibliotecária, graduada na Universidade do Chile, trabalha há 30 anos na área da biblioteca escolar. Trabalhou na Coordenação Nacional de Bibliotecas Escolares / CRA Educação Básica do Ministério da Educação do Chile por 20 anos e é ex-Diretora da Associação Internacional da Escola de Biblioteconomia (IASL). Especialista em leitura oral, realiza regularmente sessões de contação de histórias com crianças, jovens, professores e pais. Em 2004, recebeu o Prêmio Anual Câmara Livro chileno para o compromisso excepcional para a promoção da leitura, trabalhou no Programa de Mestrado em Promoção da Leitura, coordenado pela Universidade Alcalá de Henares e Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Atuou como professora no Programa de Pós-Graduação em bibliotecas escolares, cultura escrita e da sociedade em rede, da Universidade Autônoma de Barcelona e do Centro de Superiores (CUEA), Estudos Universitários da Organização dos Estados Americanos (OEI), em Barcelona no ano de 2012. Atualmente, é estudante e professora associada do Mestrado em Leitura e Literatura infantil da Universidade de Zaragoza. É Co-autora do documento coletivo por bibliotecas escolares na América Latina (CERLALC), participante do Grupo Gestor do Projeto de Bibliotecas Escolares do Mercosul e membro da equipe de consultoria da OEI / Espanha em "Leitura e Bibliotecas Escolares".
Professora no Departamento de Ensino e Aprendizagem da University of Montana, onde atua na graduação e na pós graduação com as disciplinas: Ensino e Aprendizagem, Psicologia Educacional e Desenvolvimento Infantil. Estudiosa da educação holística, um paradigma educacional que integra as ideias idealistas da educação humanista com ideias filosóficas espirituais. Lucila tem se dedicado à pesquisas que exploram a aplicação pedagógica da educação holística em sistemas escolares alternativos, como as escolas: Waldorf, Montessori e Reggio Emilia.
Professora, escritora, formadora e consultora em literatura infantil (MEC, 2010-2015). Doutora em Educação pela UFMG (FAE, 2013). Mestrado em Comunicação Social pela UFMG (FAFICH, 2002). Graduação em Comunicação Social pela UFRJ (ECO, 1998). Atuação principal: Formadora de professores de Educação Infantil na PBH (Prefeitura de Belo Horizonte/UMEIS, 2016) e oficineira profissional em confecção de livros infantis pedagógicos (PBH/MinC). Autora de A aventura do livro experimental (Edusp e Autêntica, 2015) e Professor criador: fabricando livros para a sala de aula (Autêntica Editora, 2016).
Carioca, escritora, graduada em Letras pela PUC-Rio e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Viaja mundo afora ministrando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura e como escritora e especialista em literatura infantil e juvenil.
Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no PPGEDU e no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da Literatura, Estudos Culturais, Semiótica e Cibercultura.
É graduada em Letras (FUCRI, 1991), mestre em Literatura (UFSC, 1996) e doutora em Teoria Literária (UCRS, 2001). Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, na graduação atua no Departamento de Metodologia de Ensino junto aos Cursos de Pedagogia e Letras; na Pós-graduação atua no programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Ensino e Formação de educadores. É líder do Grupo de pesquisa Literalise: pesquisas sobre literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária e tutora do PET/Pedagogia.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, é doutora em Ciências da Comunicação (USP), mestre em Ciências Humanas (New School for Social Research, NYC/EUA). Coordena o Núcleo de Pesquisas Infância, Comunicação e Arte da UFSC. Realizou pós-doutorado em Educação na City University of New York em 2010, desenvolvendo a pesquisa “Cultura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: autoria narrativa infantil e imaginário midiático” (Fulbright/Capes). Entre os livros que organizou e escreveu se destacam Liga, Roda, Clica: estudos sobre infância, cultura e mídias (em co-autoria com Monica Fantin, Papirus, 2008), Uma Clareira no Bosque; contar histórias na escola (Papirus, 2014).
José Hélder Pinheiro Alves é professor de Literatura brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Publicou, dentre outras obras, Poesia na sala de aula (2007), e, com Ana Cristina Marinho Lúcio Cordel no cotidiano escolar. Atua no mestrado em Linguagem e Ensino, da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde orienta pesquisas voltadas para a prática da leitura literária em sala de aula. Já orientou vários trabalhos voltados para Literatura de Cordel e seu ensino. Tem artigos publicados em revistas e livros voltados sobretudo para o trabalho com poema no contexto escolar.