Formada em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto, obteve o título de Mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS e o doutorado pela UNESP. Como professora do Departamento de Educação da unidade da UNESP de Presidente Prudente, atua na graduação em Pedagogia e no PPGE, participando dos grupos de pesquisa “Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”. É coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ). Seus estudos e pesquisas estão focados na apropriação da leitura e da escrita, com ênfase no papel da literatura infantil na formação de crianças leitoras e produtoras de textos. As articulações com a Educação Literária na infância e o aprendizado e o desenvolvimento de crianças pequenininhas e pequenas norteiam as publicações de artigos em revistas, coletâneas e organização de livros. Coordenou e escreveu dois livros selecionados pelo PNBE – professor. Realizou e realiza pesquisas financiadas pela FAPESP, na linha políticas públicas e em editais especiais, bem como pelo CNPq e CAPES, como o projeto do Programa PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica).
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Sua tese discute as personagens na obra literária de Lygia Bojunga. Professora da Faculdade de Presidente Prudente, do Grupo Educacional UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo), e professora de Educação Básica II. Vice-líder do grupo de pesquisa “Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”, seus estudos estão centrados na área de Letras e Educação, investigando principalmente a língua portuguesa e seu ensino, a configuração do texto literário, a produção literária para crianças e jovens, a formação do leitor e o letramento literário.
É doutoranda em educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente, com mestrado na mesma instituição. Possui graduação em Pedagogia pela FCT/Unesp e Letras pela Faculdade de Presidente Prudente e o curso de magistério pelo CEFAM de Teodoro Sampaio. Diretora da Escola Municipal Doutor Aziz Felippe e substituta no Departamento de Educação da unidade da UNESP de Presidente Prudente na graduação em Química e Matemática com práticas de leitura e escrita, além de participar do grupo de pesquisa “Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”. É integrante do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ) atuando, principalmente, com o projeto Hora do Conto como pesquisadora e contadora de histórias. Seus estudos e pesquisas focam na formação da criança leitora e produtora de textos, dando ênfase para práticas de mediação desenvolvidas na biblioteca escolar.
Pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Está cursando doutorado em Educação na mesma instituição. Atualmente é Pedagoga no Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” na Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, formação continuada, identidade do profissional e da instituição de educação infantil, unidades de educação infantil universitárias.