Maria Helena Hessel (Universidade Federal do Ceará) Paulo Cesar Raboni (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente) Alberto Albuquerque Gomes (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente).
Temas do mundo científico, como de Astronomia (Sol, Lua, estrelas...), de Climatologia (nuvens, chuva, ventos...), de Geologia (pedras, fósseis...), de Biologia (animais, evolução, ciclo de vida...) ou de Ecologia (águas, mar, florestas...) são cada vez mais frequentes nas obras de literatura infantil e juvenil disponíveis no mercado brasileiro. Sem se constituírem em cartilhas ou livros de atividades, paradidáticos ou enciclopédicos, estas obras trazem, com frequência, narrativas literárias com personagens ou temas de fundo nos quais estas questões são enfocadas. Assim, é fecunda a discussão sobre como estes temas são abordados em histórias publicadas para crianças, adolescentes e jovens, quer em livros ilustrados, quer em livros apenas de imagens, sem cair no didatismo ou incorporar informações cientificamente equivocadas. Nesse sentido, este eixo focaliza as discussões dessa interrelação, aceitando tanto ensaios teóricos sobre a articulação entre qualquer um desses temas e a literatura infantojuvenil, como análises de obras específicas que os abordem (como, por exemplo, a evolução de um tema em livros de diferentes anos de publicação, a fidedignidade do conteúdo, a forma de apresentação de determinado tema, a comparação entre obras de autores estrangeiros traduzidas e as de autores nacionais, o cotejo entre obras sobre um mesmo tema, etc.) e também trabalhos que explorem a leitura de uma ou mais obras sobre tais temáticas, por escolares, crianças ou adolescentes.