Ana Crelia Penha Dias (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues (Universidade Federal de Mato Grosso) Joice Ribeiro Machado da Silva (Universidade Federal de Uberlândia/ESEBA).
O principal foco desse eixo é o de pensar práticas possíveis para a formação do leitor literário que partem do entrelaçamento da literatura com as estratégias de leitura. Nesse vasto campo de estudos, consideramos importante o papel da literatura na formação do leitor e sendo esse um dos objetivos da escola é preciso buscar formas para que isso aconteça. As estratégias de leitura possibilitam a compreensão do texto literário e como fio condutor dos debates podemos refletir: Como desenvolver as estratégias de leitura via literatura no ambiente escolar? Como promover a mediação do texto sem negar espaço à subjetividade dos leitores nem negar a importância da ocupação, pelo professor, de um lugar de leitor especializado? Como tornar a leitura do texto literário uma experiência estética, que dê conta da especificidade artística da literatura? Esperamos que diversas pesquisas possam contribuir para o debate, visto que a formação do leitor literário é um processo cujo espaço privilegiado para acontecer é a escola.