Eliane Santana Dias Debus (Universidade Federal de Santa Catarina), Silvana Augusta Barbosa Carrijo (Universidade Federal de Goiás), Danglei de Castro Pereira (Universidade de Brasília).
O eixo congrega pesquisas, trabalhos de extensão e ensino que focalizam aspectos teóricos/metodológicos relacionados a práticas pedagógicas e ao ensino de literaturas em Língua Portuguesa (LsELP), à mediação de leitura e a formação de leitores em um contexto que contemple a leitura como ato formativo para o leitor em formação. Entendemos, como premissa para os estudos do eixo, a leitura literária como de fundamental importância na formação do leitor em diferentes espaços formativos. Pensamos, ainda, nos trabalhos do eixo incluir reflexões sobre a formação do docente de Letras, Pedagogia e áreas afins como provocação a uma formação continuada ligada à leitura literária em um sentido amplo que congrega, portanto, a diversidade de enfoques da leitura não só do texto como do mundo. A proposta tem como principal foco, por meio dos diferentes trabalhos apresentados no eixo, refletir sobre as práticas pedagógicas e a situação do ensino de literaturas em Língua Portuguesa na Educação Básica e, na medida do possível, traçar um perfil do professor de literatura em âmbito da formação acadêmica e políticas públicas ligadas ao ensino e difusão da leitura literária que pensem a formação de leitores e a mediação de leitura em um sentido amplo, no qual residem as concepções de letramento literário e educação literária.