Alcione Santos (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Rovilson José da Silva (Universidade Estadual de Londrina), Antônio Cézar Nascimento de Brito. (Faculdade Projeção, Brasília).
Este eixo caracteriza-se por refletir sobre os mecanismos e as práticas que se realizam, em espaços formais ou não formais, de modo a oportunizar aos leitores, especialmente aqueles que se encontram no início de sua formação literária, o acesso à literatura infantojuvenil, entendida como um bem cultural que deve ser apropriado pelas pessoas durante sua formação escolar ou social. Vincula-se a investigações acerca do espaço pedagógico que a literatura tem, em especial, nas práticas cotidianas escolares de incentivo à formação de leitores, bem como às atividades e ou estratégias que são utilizadas com esse objetivo, tais como: a contação de histórias; a disseminação da literatura em sala de aula; o uso da biblioteca; a literatura infantojuvenil e suas manifestações ao longo dos tempos; as relações entre literatura e o suporte digital, entre outros aspectos. Com isso, evidencia-se o fazer pedagógico, de modo que se discutam as relações e os saberes em prol da formação de leitores de literatura.