Daniela Segabinazi (Universidade Federal da Paraíba), Rosana Rodrigues da Silva (Universidade do Estado do Mato Grosso) e Elizabeth da Penha Cardoso (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP)
Tendo seu surgimento condicionado às transformações sócio históricas que deram origem à concepção de infância, a literatura infantil se desenvolveu e se consolidou como arte comprometida aos interesses da família e da escola. Desse modo, atende às exigências do contexto em que está inserida, o que fica claro no projeto de nacionalização que marca a literatura infantil na virada do século XIX. Os caminhos que essa literatura percorre que vão do idealismo exaltado e didatismo ao lúdico e à interação com o leitor, deságuam na contemporaneidade em espaço multicultural e transdisciplinar em que a voz de narradores e personagens discutem diferentes conflitos identitários da criança. A literatura infantil contemporânea se reconfigura no diálogo com a tradição oral e popular, com as vanguardas artísticas, os posicionamentos políticos, as tecnologias e abre novas possibilidades de leitura e interação com o leitor e o mediador da leitura no livro pensando como objeto artístico e no espaço da web. Atendendo à formação do leitor, nesse novo contexto, as propostas ou estratégias no ensino da leitura literária visam o envolvimento da criança no processo de construção de sentidos. Nesse percurso, os gêneros que compõem a literatura infantil são considerados em suas especificidades e diferentes formas de adaptação e no diálogo com a tradição. Os contos de fadas, as narrativas dramatizadas, os poemas que convidam ao lúdico, são algumas das formas apresentadas que, nutridas do imaginário infantil, convidam o leitor à participação de um novo mundo que se apresenta, que nasce no processo da leitura. Para este eixo, serão aceitos trabalhos que abarquem História, Crítica e Interpretação da produção literária infantil nacional e internacional. Tradução, adaptação, mídias digitais, e-books e apps e processos artísticos. Estudos de obras da literatura infantil e relatos de práticas de trabalhos que vão desde a leitura interpretativa da ilustração, às propostas com diferentes gêneros (poesia, teatro, conto e romance, HQs, literatura em quadrinhos, mitos e lendas, etc.).