Flávia Brochetto Ramos (Universidade de Caxias do Sul) José Hélder Pinheiro Alves (Universidade Federal de Campina Grande) Daniela Padilha (editora).
A poesia construída a partir da palavra tem a possibilidade de abrir espaços para outros elementos que ajudam a cativar o leitor e estimulá-lo a expandir a leitura e a sensibilidade do seu entorno, especialmente no contexto escolar. Rimas, musicalidade, ilogismo, imagens e enigmas são alguns dos recursos que levam o texto poético a mobilizar a atenção e os sentimentos de quem está lendo ou ouvindo, ainda mais se esse público é criança. No ambiente de escolarização, entretanto, nem sempre a arte poética encontra os espaços necessários para ganhar a atenção que deveria. Assim, o objetivo desse eixo é proporcionar a discussão a respeito da natureza da poesia e das potencialidades de oralização desse texto, a fim de integrar-se as práticas cotidianas de aprendizagem, em ambientes escolarizados ou não, sem perder de vista os possíveis conhecimentos que o gênero pode proporcionar.