Cláudio José de Almeida Mello (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO), Dagoberto Buim Arena (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Marília), Elisa Maria Dalla-Bona (Universidade Federal do Paraná).
O eixo busca ampliar e aprofundar as discussões que envolvem a escrita literária no ambiente escolar e em qualquer dos níveis da educação básica (educação infantil ao ensino médio). Os trabalhos apresentados terão o propósito de expor problemas, perspectivas, propostas, pesquisas e práticas consoantes ao desafio de formar alunos-autores do texto de natureza literária. Os temas pertinentes ao eixo tratarão: a) da interdependência das habilidades de ler e de escrever; b) da viabilidade da formação escolar da criança e do jovem para a escrita literária; c) da formação da atitude de autor; d) do papel do professor; e) da comunidade escolar (professores e alunos) entendida como um público colocado à disposição do aluno-autor para que ele possa testar o efeito produzido por sua escrita; f) das técnicas da escrita literária; g) das estratégias adotadas em situação escolar para ajudar os alunos a superar os desafios que a escrita literária impõe; h) do desenvolvimento no aluno-autor da capacidade de escrever em busca de uma intenção artística e estética próprias do texto literário; i) da reescrita, como parte integrante de um processo de criação e de idas e vindas entre o texto e o aluno-autor para decidir sobre as transformações que deseja realizar em seu texto; j) da avaliação da escrita literária dos alunos.