UNESP - FCT

Inicialmente chamada de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, a FCT foi criada em 1957, mas autorizada a funcionar apenas em 1959, com atividades dos cursos de Geografia e Pedagogia, no dia 3 de maio. Em 1963, foram autorizados os cursos de Matemática e Ciências Sociais; posteriormente ainda foram instalados os cursos de Licenciatura em Ciências e de Estudos Sociais. Em 1976, quando foi criada pelo governo do Estado de São Paulo a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, a FCT passou a se chamar Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (IPEA). Apenas em 1989 o campus de Presidente Prudente recebeu a denominação de Faculdade de Ciências e Tecnologia. Atua com regularidade nas três grandes áreas do conhecimento, oferecendo doze cursos de graduação, seis programas em nível de pós-graduação e diversos cursos de especialização (lato sensu) em diferentes áreas. Além do ensino, seus docentes desenvolvem pesquisas e projetos com intensa troca com a sociedade, por meio da extensão universitária. A existência de vários convênios, o trabalho dos laboratórios e a dedicação dos seus funcionários fazem desta unidade não apenas um local de agradável convívio e muito trabalho, mas também um centro de irradiação de desenvolvimento regional.

A UNESP promove alguns programas de incentivo aos alunos, tais como: Iniciação Científica -Visa ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob orientação de um professor; Empresas Juniores - Formadas por grupos de alunos, as empresas juniores prestam diferentes serviços remunerados à comunidade, tais como consultoria, assessoria, pesquisa de opinião e elaboração de projetos.

Estrutura Acadêmica Atualmente, a FCT tem nove Departamentos de Ensino, 206 docentes, (80% com o título de Doutor), 230 servidores técnico administrativos, 2.929 alunos regulares de graduação e 745 de pós-graduação. São oferecidos os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química. Para estes cursos, são oferecidas em torno de 640 vagas por ano, no vestibular.

A FCT conta com seis Programas de Pós-Graduação (stricto sensu): Mestrado e Doutorado em Ciências Cartográficas, Geografia e Educação; Mestrado em Fisioterapia e Matemática Aplicada e Computacional, o Programa de Mestrado Profissional em Geografia e, em 2013, passou a oferecer o Curso de Mestrado Profissional em Física, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física, participando como um pólo do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atividades de Extensão

Englobam as três áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas. Entre os principais projetos desenvolvidos, estão o Programa "Unesp Aberta à Terceira Idade" (Unati); Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja); Basquetebol Sobre Rodas; Orientando e Educando: pais, vamos brincar no LAR; Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides); além do Cursinho Ideal. Idosos, jovens, portadores de necessidades especiais, crianças hiperativas, diabéticos, alunos carentes, tabagistas, gestantes, hipertensos, obesos. Estas são apenas algumas das classes incluídas em projetos de extensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), de Presidente Prudente. Ao todo, são 105 estudos, com verba de mais de R$ 91 mil, 144 bolsistas e cerca de 41 mil atendimentos à comunidade por ano.



No Estado A Faculdade de Ciências e Tecnologia faz parte da UNESP que é, atualmente, uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior do país. É uma das três Universidades do Estado de São Paulo, ao lado de USP (Universidade de São Paulo) e UNICAMP (Universidade de Campinas). A UNESP conta com 34 unidades, entre Faculdades e Institutos, localizados em 24 municípios do Estado. Oferece 105 programas de pós-graduação, com 96 cursos de doutorado, 115 de mestrado acadêmico e 7 de mestrado profissional. Há ainda os cursos lato sensu promovidos pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEaD).