Apresentação

A Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", juntamente com a UFPr - Universidade Federal do Paraná apresentam os Anais em CD-ROM contendo os trabalhos completos e os resumos estendidos submetidos e aprovados para apresentação nos eventos II Simpósio Brasileiro de Geomática (II SBG) e V Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas (V CBCG), realizados no período de 24 a 27 de julho de 2007, na Unesp, Campus de Presidente Prudente.

O II SBG e V CBCG coincidem com os 30 anos da implantação dos cursos de Graduação em Engenharia Cartográfica na Unesp e na UFPr, e com os 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas na Unesp.

Todos os trabalhos completos e resumos estendidos foram submetidos a uma criteriosa revisão por consultores ad hoc, assegurando a qualidade do conteúdo científico da programação. Também é importante ressaltar a inclusão de trabalhos de quase todas as regiões do Brasil, o que consolida o caráter nacional do evento.

As Comissões Técnica e Organizadora expressam agradecimentos aos autores dos trabalhos e consultores ad hoc, bem como aos patrocinadores, agências de fomento, colaboradores e participantes.

Presidente Prudente, Julho de 2007.

Comissão Técnica e Comissão Organizadora