O CELLIJ, da Faculdade de Ciência e Tecnologia – UNESP Presidente Prudente – foi criado em 1995 com o objetivo principal de formar leitores a partir do texto literário. Também tem como meta proporcionar um diálogo direto com professores, jovens alunos, instâncias governamentais responsáveis pela implementação de políticas públicas no campo da Educação, bem como com discentes do curso de Pedagogia, seus docentes e com integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação. O Centro, que atende crianças e jovens da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental, conta em sua história. Com vários projetos financiados, nacional e internacionalmente. Vale ressaltar, ainda, que o , CELLIJ atua com políticas públicas de leitura, pesquisa e comparando índices de desempenho de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A literatura infantil e juvenil vem passando por transformações de várias ordens nos últimos anos. Muitas delas estão relacionadas com as novas configurações da sociedade e culturais que emergem no cenário contemporâneo, frequentemente matizado a partir de conceitos como sociedade pós-moderna, sociedade da informação, resistência, modernismo tardio, entre outros. Dentro desse cenário heterogêneo e marcado por uma grande liberdade de criação, as obras mais recentes trazem inovações tanto no que diz respeito à sua forma desse cenário heterogêneo e marcado por uma grande liberdade de criação, as obras mais recentes trazem inovações tanto no que diz respeito à sua forma quanto às temáticas e às questões abordadas. Diante desse contexto, o Congresso do CELLIJ de 2020, em sua programação, dialoga com o tradicional e com o novo, em meio a uma crise instaurada, seja na censura ou no cancelamento de políticas públicas de leitura. Nesse cenário, o Congresso pensa, principalmente na capacidade de autores, editoras e ilustradores de reinventar a partir desse contexto político e cultural.
DATA E HORÁRIO | MINISTRANTES | TÍTULO |
---|---|---|
26/10 - 9h | Cristina Cañamares Torrijos (Espanha) | Palestra de Abertura: La LIJ en el marco de una nueva enseñanza de la literatura |
29/10 - 9h | Lúcia Maria Barros (Portugal) | Palestra de Encerramento: Literatura do século XXI: Um caminho para fazer da leitura um valor de família |
DATA E HORÁRIO | EIXO | MESA REDONDA | PALESTRANTES |
---|---|---|---|
26/10 - 16h~18h | Eixo 1 - Experiências na educação básica com a escrita do texto literário | Leitura e escrita literária: desafios para os professores do ensino fundamental |
Elisa Dalla-Bonna Maria Zilda Cunha Mediação: Leonardo Montes Lopes |
26/10 - 16h~18h | Eixo 8 - Literatura infantil e ensino | Literatura infantil e o leitor do século XXI: desafios e possibilidades |
Silvana Balsan Vânia Belão Elizabeth Cardoso Mediação: Estela Souza |
26/10 - 16h~18h | Eixo 12 - Literatura infantil e juvenil e outras áreas do conhecimento | Interdisciplinaridade e literatura infanto-juvenil |
Márcia Tavares Zeca Debus Mediação: Renata Junqueira |
26/10 - 16h~18h | Eixo 9 - Os espaços de leitura literária | Bibliotecas: espaço de (trans)formação de leitores |
Rovilson da Silva Antônio Nascimento de Brito Alcione Santos Mediação: Joana d'Arc Batista Herkenhoff |
27/10 - 10h~12h | Eixo 2 - Literatura Infantil para crianças pequenas | Entre livros, brincadeiras e narratividades: as crianças e o universo literário |
Cyntia Girotto Renata Junqueira Mediação: Juliane Montoyama |
27/10 - 10h~12h | Eixo 5 - Literatura infantil e as relações com a imagem | Literatura infantil: ilustrações, projeto gráfico e paratextos |
Marta Passos Pinheiro Hercules Toledo Corrêa Rogério Barbosa Mediação: Vânia Belão |
27/10 - 16h~18h | Eixo 13 - Contação de histórias, teatro e dramaturgia: a leitura literária em outros contextos | Contar histórias e formar para a docência: caminhos e percalços |
Rosemary de Oliveira Ilsa Vieira Goulart Mediação: Juliane Montoyama |
27/10 - 16h~18h | Eixo 7 - Temas polêmicos, interdições e censura na literatura infantojuvenil | Censura e temas sensíveis: a literatura infantil e juvenil |
Rosa Hessel Edgar Kirchof Mediação: Renata Junqueira |
27/10 - 16h~18h | Eixo 4 - A literatura juvenil e jovens leitores | Caminhos para a formação de jovens leitores: tendências da literatura infantil brasileira |
Pedro Afonso Barth Thiago Alves Valente Mediação: Beatriz Moura |
27/10 - 16h~18h | Eixo 14 - Contos de fadas, recontos e o insólito na narrativa ficcional | Múltiplos olhares para os contos de fadas |
Marisa Gama-Kalil Regina Michelli Mediação: Andréia de Oliveira Iguma |
27/10 - 16h~18h | Eixo 3 - Poesia e oralidade | Poemas, ensino e a voz |
Helder Pinheiro Rosilene Koscianski da Silveira Mediação: Silvana Ferreira Balsan |
27/10 - 20h~22h | Eixo 11 - Literatura e estratégias de leitura | Estratégias de leitura e formação leitora |
Joice Ribeiro Adair Neitzel Sílvia Pilegi Rodrigues Mediação: Cleide Araújo |
27/10 - 20h~22h | Eixo 15 - O legado de Monteiro Lobato para a cultura brasileira | Monteiro Lobato: um homem com diversos atributos |
Fernando Teixeira Luiz Patrícia Beraldo Romano Mediação: Aletéia Chevbotar |
28/10 - 10h~12h | Eixo 10 - Educação literária, Letramento literário, formação e mediação de leitores literários: entre caminhos do saber/aprender | Literatura literária na infância: a mediação intercultural |
Eliane Debus Mariana Cortez Mediação: Cláudia Brandão |
28/10 - 16h~18h | Eixo 6 Literatura infantil e juvenil e as múltiplas linguagens | Literatura infantil e juvenil e as múltiplas linguagens |
Fabiane Verardi Diógenes Buenos Aires Mediação: Gislene Barbosa |
29/10 - 20h | Coordenação do evento |
Homenagem Ricardo Azevedo Entrega do Selo CELLIJ |